Tarugos De Borracha

Os tarugos de borracha são peças pouco conhecidas pela população em geral, mas imprescindíveis para a indústria. Uma característica importante sobre os tarugos de borracha são os diferentes tipos de dureza Shore pode possuir, a depender da especificação e composto, bem como espessura, largura e altura.

 

O que são tarugos de borracha?

Trata-se de uma peça cilíndrica produzida a partir de um tipo de composto emborrachado essencial para os diversos segmentos da indústria por conta dos seus diferentes tipos de uso e aplicação.

 

Para que serve os tarugos de borracha?

Os tarugos de borracha são utilizados por fabricantes e empreendedores como matéria-prima para na criação de peças estruturais e técnicas.

Podem ser utilizada em itens diversos da indústria ferroviária, naval, siderúrgica, química, mineração, alimentícia e automotiva, por exemplo, para a produção de peças cilíndricas.

Sua utilização depende, principalmente, do maquinário da indústria ou fabricante para o atendimento de itens específicos.

 

Principais características dos tarugos de borracha

Os tarugos de borracha têm algumas características importantes como: elasticidade, atoxicidade, resistência química, térmica e mecânica, consistência e usabilidade.

 

Variedade de tarugos de borracha

Existe uma variedade de tipos de tarugo de borracha que atendem às diversas necessidades das indústrias. Conheça os principais:

  • Tarugos de borracha: esse tipo tem características específicas que atendem a diversas necessidades industriais, a depender também do tipo de borracha, visto que o mercado possui uma variedade desse tipo de material, do mais específico ao mais generalizado. Por conta disso, possui aspectos para diferentes aplicações.
  • Tarugo em EPDM: também tem utilizações diversas, tem boa resistência ao calor e ao envelhecimento, bem como a baixas temperaturas. Também tem elasticidade, poder isolante, resistência ao ozônio e agentes químicos, além de água quente, vapor, líquido, ácidos orgânicos e inorgânicos e muitos outros. São mais utilizados na indústria automotiva, na produção de tubos, mangueiras para radiadores, perfis de vedação para vidros e portas e outros.
  • Tarugo de borracha Neoprene: é também muito buscada por conta das características desse material, como capacidade isotérmica, elasticidade, boa resistência a desgaste, compressão, graxas, ozônio e outros tipos de materiais, a exemplo de ácidos, sais e álcalis. Porém, não se recomenda contato com óleos e hidrocarbonetos. É muito utilizada no revestimento de peças que exigem resistência a abrasão e ruptura, além de performance de alta qualidade com ácidos difluídos.
  • Tarugo de borracha nitrílica: esse tipo de tarugo possui alta resistência a óleo, fuel, benzina e diversos outros líquidos. É comumente utilizada na indústria automotiva, mas também na aeroespacial, autopeças, metalúrgicas, hidráulicas, químicas, farmacêuticas, autopeças e diversas outras.
  • Tarugo de borracha SBR: esse material possui alta resistência a abrasão, temperaturas altas e envelhecimento. Apesar de possuir uma menor flexibilidade às baixas temperaturas que os demais tipos, apresentam uma boa permeabilidade a gás e uma excelente resistência química.
  • Tarugo de borracha de silicone: com esse tipo de tarugo é possível desenvolver peças estruturadas e especiais. São muito usadas nas áreas alimentícias e de saúde devido as suas características atóxicas. É comumente utilizada para fabricação de peças de vedação e fabricação de mangueiras de clínicas e hospitais.

 

Como comprar tarugos de borracha

Para que os tarugos de borracha atendam às necessidades da maneira adequada, é fundamental compra-los em empresas renomadas no mercado, especializadas na fabricação de produtos em borracha, com qualidade certificada.

Tipos de Tarugos De Borracha