Batentes De Borracha

Tecnicamente, os batentes de borracha têm finalidades diversas e com funcionalidades específicas. Pode ser utilizado como peças limitadoras de curso, encosto para equipamentos ou maquinários, utilizados em amortecedores, em docas, entre muitos outros locais.

É um material que apresenta um potencial satisfatório nas suas funcionalidades e isso faz muitos modelos derivados do produto serem comercializados sem grandes dificuldades.

 

Funcionalidades e modelos de batentes de borracha

Por ser um produto que apresenta funcionalidades importantes quanto ao processo de preservação e pela resistência de seus materiais, os produtos de borracha podem ser utilizados em diversos segmentos do mercado como:

- Automotivos: Utilizados tanto internamente em automóveis para reduzir o impacto do automóvel com superfícies mais densas, quanto pode ser utilizados nas partes externas do veículo, onde a borracha pode ser aplicada para a vedação de portas, para a proteção contra batidas, arranhões ou impactos mais grosseiros do veículo em determinadas superfícies.

- Alimentícios: São os batentes de borracha de silicone, utilizados para produção de utensílios e na indústria alimentícia.

- Siderúrgico: Utilizadas em estruturas como pontes rolantes na indústria siderúrgica.

- Ferroviário: Utilizado para a redução de impactos e limitação de cursos no sistema ferroviário.

Entre muitos outros como para uso em eletrônicos, óleo e gás, estacionamentos, etc. E por ser utilizados em diversos segmentos de mercado, é que são fabricados modelos diversos de batentes de borracha. Assim, é possível que cada um se ajuste às necessidades requeridas para o uso.

 

Alguns dos tipos de batentes de borracha

Batentes de EPDM: É o mais utilizado em decorrência de sua resistência. Não rasga com facilidade, não sofre deformações em caso de aplicação de químicos ou de compressão e é um excelente isolante térmico.

Batentes de SBR: Geralmente é utilizado em mangueiras, sapatos, tapetes de borracha, etc, em virtude de sua resistência a temperaturas elevadas, embora não seja resistente às chamas.

Batentes de borracha de Neoprene: É um material de alta resistência e muito utilizado em ambientes industriais, em que tem a capacidade proteção de superfícies contra a incidência de óleo ou agentes químicos.

Batentes de Viton: É um material de serventia em ambientes industriais, por ser resistente, assim como o silicone, a altas temperaturas e ao contato com produtos químicos.

 

Uso de batentes de borracha para estacionamento

O uso de batentes de borracha em estacionamento é uma alternativa de otimização de espaços onde a aplicação da borracha tem a finalidade de proteger as latarias dos automóveis. Geralmente é aplicado nas colunas onde é mais fácil de haver batidas de portas ou no momento de estacionar o automóvel. Sua aplicação também é colocada nas paredes do estacionamento e pode ser utilizado como protetor de para-choque, cantoneira ou protetores laterais do veículo.

Os batentes de borracha tem a capacidade de reduzir o impacto do automóvel quando em contato com a superfície de concreto.

Protege os veículos contra riscos e amassados e permite maior segurança para o motorista que está realizando a manobra no local.

 

Uso de batentes de borracha em amortecedores

A utilização de batentes de borracha é muito importante para a preservação do bom funcionamento da suspensão automotiva. Tem a funcionalidade de absorver impactos gerados pela movimentação do automóvel e reduzir as batidas da mola permitindo a preservação do sistema de suspensão.

Alguns cuidados devem ser tomados, pois o batente de borracha utilizado no amortecedor deve ser trocado sempre que houver a constatação de gastura, capazes de prejudicar o desempenho do amortecedor.

Essas peças podem acumular resíduos como óleos, terra, combustível, etc. fazendo com a borracha se esfarelar com o decorrer do tempo.

 

Batentes de borracha utilizados em docas e caminhões

Esses batentes de borracha são resistentes ao impacto de caminhões e protegem no momento em que há o carregamento ou descarregamento desses veículos. São utilizados em baús de alumínio, caçambas, carrocerias e até mesmo na infraestrutura de docas.

Existem dois modelos que são fabricados para os caminhões que compreendem um modelo pequeno e um modelo grande e que são colocadas em baús de caminhões para aumentar sua proteção contra impactos agressivos.

Nas docas, os batentes de borracha protegem a construção contra os impactos gerados pelos caminhões no momento de descarga de mercadorias. São produtos resistentes aos impactos estacionários dos veículos e muito utilizados pela sua durabilidade e aplicabilidade.

Os batentes de borracha para doca têm alta resistência e a estrutura em que esses materiais são instalados necessita de várias peças para que as docas se mantenham niveladas e para que não ocorra nenhum tipo de acidente no momento do estacionamento do veículo.

Os batentes auxiliam, também, como suportes fixadores dos caminhões permitindo que os procedimentos de carregamento e descarregamento de mercadorias sejam de fácil acesso aos profissionais de transporte.

Essas peças são produzidas para aplicação com o uso de parafusos e seus moldes podem ser utilizados em plataformas diferentes, sem maiores complicações para a sua instalação.

Esse material é muito comercializado devido a sua fácil adaptação às superfícies, pois suas regulagens podem ser feitas em conformidade com a altura, largura e espessura do local onde será instalado.

O sistema de fabricação de batentes é uma alternativa que agrega valor e maior segurança aos mais variados empreendimento. Tem sua utilidade ampla e que compreende espaços onde sua instalação pode ser realizada em maquinários de grande porte, para redução de impactos, como nos casos de sistemas de elevadores ou mesmo em escadas.

Para espaços pequenos, pode ser utilizado como cantoneiras, para proteção de portas, reduzir atrito entre peças pequenas evitando desgaste ou problemas de funcionamento em aparelhos eletrônicos.

Alguns derivados dos batentes de borracha auxiliam na estabilidade de materiais e são produzidos para utilizações específicas, em diversos tamanhos e espessuras variadas. Para a fabricação desses produtos é considerada a sua aplicabilidade, espessuras, formatos e servem para prolongar a vida útil de produtos e espaços do comércio e da indústria.

Tipos de Batentes De Borracha