Arruelas De Borracha

Você já parou para pensar em todas as possibilidades de uso das arruelas de borracha? Fato é que essa pequena peça surpreende com relação à variabilidade de utilização. A seguir, nós vamos apresentar as principais aplicações das arruelas emborrachadas. Confira!

 

Arruela de Borracha para vedação

Não há dúvida de que a vedação é a utilização mais comum de uma arruela de textura emborrachada. A já conhecida eficácia do produto se deve ao potencial do material em estabelecer uma barreira contra a umidade. Por sinal, esse tipo de arruela não se limita ao bloqueio da passagem de líquidos. A peça também se sai muito bem com relação aos gases.

Em geral, a presença dessas arruelas se faz necessária em sistemas que exijam determinado nível de flexibilidade. Assim, a peça é frequente em diversos mecanismos que tenham de lidar com a concentração de água.

Vale ressaltar que essas arruelas também são usadas em sistemas dedicados a aquecer ou filtrar a água em questão. Somam-se a eles quaisquer dispositivos que sejam vulneráveis ao contato com líquidos, seja em forma gasosa ou líquida.

Importante notar também que alguns ambientes são impróprios à instalação de arruelas emborrachadas. Caso haja a presença de alguma substância corrosiva ou altas temperaturas, o ideal é pensar em outra solução de vedação.

Além de tudo isso, é fundamental prestar atenção a determinadas especificações da arruela de vedação. Uma delas se refere ao grau de resistência da borracha, algo definido pelo chamado durômetro. Trata-se de um pequeno aparelho que indica qual é o nível de dureza da borracha. A depender do tipo de uso, a arruela deve exibir um intervalo mínimo e máximo de dureza.

 

Arruela de Borracha para parafuso

Ao contrário do que normalmente se imagina, nem sempre a melhor companhia para um parafuso é uma arruela metálica. Na verdade, as arruelas de borracha são imprescindíveis na preservação de parafusos.

Com o grau de dureza apropriado, a peça ajuda amortecer a pressão inerente ao conjunto e ao torque. Além disso, arruelas com material de borracha também são decisivas no impedimento da corrosão galvânica. Isso porque a peça impossibilita o contato direto entre o aço dos parafusos e o alumínio de determinadas áreas.

 

Arruela de Borracha atóxica

Há igualmente as arruelas com textura de borracha totalmente atóxicas. Um exemplo de utilização é a vedação do mosto, uma mistura própria do processo de transformação de açúcares em energia.

Trata-se da fermentação alcoólica, algo bem comum no preparo de bebidas, por exemplo. Nesses casos, o material atóxico da arruela é primordial para evitar qualquer tipo de contaminação.

 

Arruela de Borracha para telha

Os fixadores de telhas também merecem uma arruela de alta qualidade e resistência às intempéries. Um dos materiais disponíveis no mercado é a arruela com borracha EPDM (mescla de etileno, propileno e dieno). Esse tipo de material é altamente resistente, inclusive às altas temperaturas dos dias mais ensolarados.

 

Arruela de Borracha para prego telheiro

Um prego telheiro de qualidade, por sua vez, é composto de um corpo galvanizado. Logo abaixo da cabeça, há a proteção proporcionada por uma arruela de borracha. O conjunto cumpre a função de evitar o avanço dos processos de corrosivos.

Independentemente do objetivo, as arruelas de borracha devem ser capaz de resistir às ações do tempo. Para tanto, o material de confecção da peça precisa ser submetido a um rigoroso padrão de qualidade.

Tipos de Arruelas De Borracha