Coxins De Borracha

Na hora de confeccionar uma máquina ou equipamento, precisamos adquirir peças de qualidade e que podem ajudar a evitar qualquer dano futuro e, consequentemente, um gasto maior, não é? Por isso, hoje vamos falar sobre o coxim de borracha, item de extrema importância e que tem muitas aplicações no mercado.

Já pensou que uma simples peça pode evitar que o seu equipamento precise de manutenções indesejadas? Desde o coxim de borracha tradicional, passando pelo coxim de borracha com parafuso ou até o coxim de borracha com chapa, essas peças são indispensáveis, em especial no meio industrial e automobilístico.

 

O que é coxim de borracha?

O coxim de borracha é uma peça utilizada na confecção de produtos mecânicos. Sua principal finalidade é absorver os impactos causados por esse equipamento, servindo como um amortecedor.

Dessa maneira, o uso do coxim se mostra fundamental para que a sua ferramenta tenha o funcionamento perfeito por mais tempo, já que evita que a máquina seja danificada.

O coxim auxilia de modo que o sistema não se desgaste facilmente com os impactos diários, evitando, assim, que você precise mandar seu equipamento para a manutenção e, consequentemente, gaste dinheiro com isso.

 

Características

A maior característica dessa peça é a sua resistência. Por ser feito de borracha, o coxim é bastante flexível, sendo ideal para amortecer desde as vibrações causadas diariamente com o uso da máquina, até grandes impactos e trepidações.

Por causa da fricção entre uma peça e outra, pode ser que a temperatura da sua máquina aumente, e existem borrachas resistentes ao calor que suprem muito bem essa necessidade. Por ser um item tão importante para o funcionamento dos equipamentos, vale a pena procurar um coxim feito com borracha de alta qualidade.

Vale ressaltar que existem coxins feitos de outros materiais, até mesmo de ferro, por isso, vale pesquisar e verificar se o confeccionado com borracha é o ideal para a sua necessidade.

 

Aplicações

Como já foi dito aqui, o coxim de borracha tem diversas aplicações em setores muito distintos. Os ramos industrial, ferroviário e automobilístico são os mais conhecidos por utilizarem esta peça, mas hoje em dia, seu uso está se popularizando cada vez mais em diversos segmentos, como na agricultura.

 

Tipos de borracha

Assim como cada coxim tem uma utilidade, a escolha da borracha também faz a diferença na fabricação e ajuda a delimitar onde essa peça será utilizada.

O coxim de borracha tradicional é o mais comum e é adequado para ambientes em que terá contato com reagentes químicos, como graxa, e é resistente tanto a altas como baixas temperaturas.

Os coxins feitos em Neoprene são bastante utilizados na indústria. Destaque para a sua alta performance em baixas temperaturas, pode aguentar até aproximadamente -40 °C, e sua resistência ao envelhecimento.

Já os feitos em EPDM (etilo-propileno-dieno), são ideais para máquinas e ambientes de alta temperatura e também tem um desempenho superior ao vapor d’água.

Tipos de Coxins De Borracha