Revestimentos De Borracha

Os revestimentos de borracha são utilizados para diferentes finalidades podendo ser aplicados em rolos ou em equipamentos diversos. A definição da qualidade do revestimento de borracha é relacionada às suas propriedades que caracterizam as vantagens do produto, como:

- Capacidade de apresentar maior resistência à abrasão;

- Adaptação dos materiais a baixas temperaturas ou a temperaturas elevadas;

- Transformações dos materiais sobre o processo de compressão;

- Capacidade de isolar a superfície da eletricidade;

- Apresentar maior resistência a produtos químicos como ácidos diluídos ou concentrados;

- Permite maior impermeabilidade;

- Conforme a qualidade do material, é resistente a chamas e a solventes.

Cada revestimento de borracha possui especificidades diferentes e que são caracterizados de acordo com a forma de aplicação, do espaço onde será aplicado e das funções onde será atuante.

 

Aplicações do revestimento de borracha

A aplicação dos revestimentos de borracha pode ser útil para vários segmentos do mercado onde se percebe sua aplicação em indústrias siderúrgicas, de móveis, em maquinários como os de indústria têxteis, de gráficas ou de plastificação.

Outros segmentos que utilizam do revestimento de borracha são os responsáveis pela fabricação de máquinas de laminação, esteiras, fraldas, extrusoras e muitos outros ramos da indústria.

O que permite os diferentes tipos de aplicação do revestimento de borracha são os materiais utilizados no mercado para esta finalidade, como o revestimento cilíndrico de borracha natural, silicone, nitrílica, neoprene, dentre outros materiais que tornam os produtos resistentes e com maior durabilidade.

 

Acabamento dos revestimentos de borracha

Assim como os materiais utilizados para o revestimento de borracha são dos mais diversificados no mercado, o acabamento desses materiais também passa por processos diversos que promovem uma aplicação adequada para sua finalidade.

Dentre os tipos de acabamentos do revestimento de borracha podemos destacar como produtos de maior procura:

- Acabamentos com canais espiralados;

- Acabamentos com ranhuras em xadrez;

- Acabamentos com rebaixo central;

- Acabamentos com canais verticais etc.

Além nem do acabamento adequado para a finalidade do produto, é necessário que os compostos de borrachas utilizados para a produção do revestimento estejam em conformidade com a função que o equipamento ou maquinário deverá desempenhar.

 

Qualidade do composto de borracha: aplicações e acabamentos

Para fabricação do revestimento de borracha, é necessário realizar a seleção de matérias-primas de qualidade e que sejam correspondentes à aplicação do rolo de equipamentos revestidos de forma a atender às suas condições de uso.

Nessa perspectiva, a seleção da borracha é essencial para fabricação de um produto de qualidade e eficiência, que deverá ser resistente a substâncias químicas e ao calor incidente sobre a matéria. Quando a aplicação é realizada de forma adequada e precisa, proporciona aos produtos uma maior durabilidade, resistindo a atividades de maior impacto.

A aplicabilidade dos compostos de borracha é utilizada nos revestimentos cilíndricos com aplicabilidade nas indústrias gráficas, de papelaria, metalúrgica, de curtume e indústrias têxtil. É também utilizado no revestimento para tanques, tubagens e bombas e de grande utilidade para as indústrias química e eletroquímica. Os revestimentos de borracha compreendem também materiais para aplicação em paredes e pisos.

Os acabamentos são realizados conforme a necessidade do cliente, observando sempre as especificações dos produtos, os locais onde será aplicado, a temperatura ambiente e todos os fatores externos que podem causar atrito ou desgastes nas peças.

 

Revestimento de borracha em rolo

Os revestimentos de borracha em rolo são comuns para a proteção de materiais metálicos ou de qualquer outro tipo de matéria. Isso gera ampla procura no mercado em vista de que as empresas ganham maior notoriedade e posicionamento com técnicas inovadoras em seus equipamentos e maquinários.

A fabricação desse revestimento pode acontecer por:

Moldagem convencional: Esse procedimento é realizado em rolos de menores dimensões, a partir de um processo de prensa de vulcanização e com a retificação e o acabamento, onde aplicação da borracha no metal.

Enrolamento manual: Com o auxílio mecânico de um torno, é realizado enrolamento manual da folha de borracha calandrada. A partir desse enrolamento, prosseguem os procedimentos de bandagem, vulcanização, retificação e acabamento.

Enrolamento folha de borracha calandrada: Esse procedimento, diferente do manual, acontece diretamente em uma máquina de três rolos. As operações desse processo acontecem de forma automatizada e seu término é marcado pelo diâmetro atingido com valor pré-determinado no sistema.

Processo de extrusão: O processo de extrusão tem por finalidade adaptar o material para a aplicação da borracha sobre o núcleo metálico e durante o seu procedimento pode efetuar a retirada de impurezas indesejadas no composto de borracha.

 

Revestimento de cilindros de borracha

Utilizado no setor de produção de embalagens e indústrias de vários segmentos, o revestimento de cilindros de borracha é importante para a preservação do maquinário e um agente influenciador para o seu rendimento e eficiência de produtividade.

São excelentes opções para empresários visionários que desejam aumentar o tempo de vida útil de suas peças, equipamentos e maquinários.

Além da proteção que o cilindro de borracha oferece ao maquinário, ele proporciona uma maior resistência ao equipamento em relação aos aspectos externos, qual exposição a temperaturas variantes, contato direto componentes químicos entre outros fatores.

A composição da borracha utilizada para os mais variados tipos de cilindros deve ser de acordo com a exposição do revestimento no meio externo. Quanto mais agressivas forem as suas atividades nesses meios, mais resistentes os materiais devem ser, portanto, é necessário que os materiais utilizados sejam adequados para os equipamentos e suas finalidades específicas.

Muitas empresas também utilizam a aplicação do revestimento de borracha em cilindros para puxadores de canal pela resistência e fixação que apresentam, e permite que o equipamento seja utilizado em altas temperaturas sem o risco de descolamento ou rasgos durante sua atividade.

Para serviços de aplicação de revestimento de borracha em cilindros para puxadores, é necessário de uma equipe de profissionais qualificados para os procedimentos adequados e que trabalhem com materiais de qualidade e segurança garantida.

Tipos de Revestimentos De Borracha