Mangotes De Borracha

Os mangotes de borracha são utensílios muito utilizados em comércio, mas principalmente pela indústria. Várias áreas industriais usam este item para transportar diversos tipos de materiais.

O nome mangote pode parecer bem estranho e você pode até não conhecê-lo a princípio. Mas a partir de agora você vai descobrir o que é e para que ele serve.

 

O mangote de borracha

Um mangote de borracha nada mais é do que uma mangueira, mas com tamanho menor e utilização em funções bastante específicas, tanto na indústria quanto no comércio.

Ele é utilizado em empresas de variados ramos e em uma ampla gama de indústrias. Por isso, é fabricado com uma base de composição muito particular, de acordo com sua aplicação. É um material relativamente barato, oferecendo um bom custo-benefício ao seu comprador.

Os mangotes de borracha costumam ser bastante flexíveis e com boa resistência a variação de temperatura, à abrasão dos materiais e à corrosão causada por produtos químicos.

Os variados tipos de magotes existentes diferem-se pela composição da borracha usada para fabricá-los e pela sua estrutura. Neste último caso é comum encontrarmos mangotes com reforço em metal ou tecido, além de outros compostos. Isto confere características necessárias para realizar sua função.

 

Função dos mangotes

Os mangotes de borracha são amplamente utilizados na condução de fluidos. Entre as vantagens de sua utilização estão a flexibilidade e a adaptação a diferentes tipos de materiais a ser transportados.

Ele não conduz apenas líquidos, o que é muito vantajoso para a indústria. Pode escoar partículas sólidas ou materiais pesados. O agronegócio costuma utilizar os mangotes para transportar grãos de um lugar para outro. Podem conduzir produtos da indústria alimentícia, ar ou gases. Ou seja, são inúmeras as funções.

 

Variedade dos mangotes de borracha

Como citado acima, existem diversos tipos de mangotes de borracha. Eles adequam-se à diferentes aplicações. Vamos exemplificar alguns tipos:

  • Marteletes – feitas em borracha sintética e tranças de fios têxteis. Estes mangotes podem suportar temperaturas entre -40°C e 90°C;
  • Mangotes de sucção – muito utilizado na indústria alimentícia. É fabricado com material atóxico e conduzem diferentes tipos de produtos como leite, refrigerante ou vinho;
  • Mangotes flat – união entre PVC flexível e fios de poliéster. É muito utilizada em irrigação, caminhões pipa e na condução de líquidos pastosos;
  • Mangotes de solda – são resistentes ao ozônio e à abrasão. Fabricada com borracha sintética e fios têxteis de alta resistência.

Os mangotes também podem ser utilizados com acessórios, como flanges e terminais. Em geral, estes itens são acrescentados quando o uso do mangote é na indústria automotiva. Eles ajudam na condução de fluidos hidráulicos em veículos industriais.

Tipos de Mangotes De Borracha