Raspadores De Borracha

Raspadores de borracha são equipamentos que têm a finalidade de remover poeiras e resíduos abrasivos encontrados em hastes de sistemas pneumáticos ou hidráulicos.

Embora também apresentem a função de vedação, já que o anel raspador pode ser aplicado na proteção da haste de cilindros pneumáticos, impedindo a entrada de sujeiras, a função de raspagem é a mais indicada para o seu uso.

Neste sentido, seria necessário a utilização de uma peça vedadora específica para funcionar como vedação do objeto em questão.

Por ser a melhor alternativa para remover impurezas de peças, o raspador de borracha é essencial para aumentar a vida útil da máquina em que ele é aplicado.

Eles são muito utilizados para vedar e limpar equipamentos que fazem uso de ar comprimido e sistemas em que a força é impulsionada por motores elétricos.

 

Riscos de contaminação

A contaminação, por meio de sujeiras, pó e umidade, que conseguem entrar quando ocorre a retração da haste, provoca prejuízos relevantes.

Isto ocorre porque ao serem afetados por contaminantes, tanto a haste, quanto a parede do cilindro, vedantes e outros componentes podem gerar falhas prematuras no sistema hidráulico ou pneumático.

Com um raspador falhando, a partir do ataque de partículas às superfícies internas da máquina, a vida útil do sistema como um todo vai ser comprometida.

 

Modelos de raspador de borracha

Podem ser encontrados de dois tipos. Com a presença de anel metálico ou sem. Nos raspadores com anel metálico, os diâmetros são maiores e, devido ao seu formato, o anel é mais rígido e recomendável para a raspagem.

Os diâmetros maiores necessitam do anel metálico, também conhecido como anel raspador de extremidade aberta, para evitar que o lábio seja levantado. Esta ação pode acontecer em razão da pressão ou do movimento efetuado pelo sistema nesse lábio.

Já a utilização de raspadores sem a presença de anéis metálicos, é mais comum para aplicação em objetos de pequenos diâmetros.

 

Composição

Os anéis raspadores são compostos de borrachas e metais com uma parte de ângulo positivo. Sua principal função é remover as partículas abrasivas que se localizam nos sistemas hidráulicos.

Em sistemas industriais ou mecânicos funciona como protetor da parte interna do maquinário.

 

Importância

Por sua função de removedor de impurezas em peças pneumáticas e hidráulicas, o raspador de borracha proporciona um aumento significativo na durabilidade dessas peças.

Como resultado, vão ser estimulados a otimização de trabalho e a redução de custos na substituição ou compra de novas peças.

 

Cuidados na instalação do raspador de borracha

Algumas precauções precisam ser tomadas no momento da instalação. O tamanho e a espessura do alojamento em que os anéis raspadores estarão conectados devem ser cuidadosamente verificados. Desta forma, vai ser garantido uma maior eficácia de funcionamento.

Além de garantir que o raspador de borracha esteja instalado corretamente, é fundamental assegurar a manutenção periódica dos acessórios de raspagem utilizados, já que é natural o desgaste com o decorrer do tempo de uso dos mesmos.

A manutenção periódica evita o acesso de impurezas nas peças.

Busque por nossos produtos sugeridos no texto.

Tipos de Raspadores De Borracha