Acoplamentos

O acoplamento de borracha é peça fundamental para máquinas e equipamentos, principalmente aqueles de uso industrial. São extremamente úteis para o perfeito funcionamento de qualquer objeto, aumentando sua eficiência e fazendo com que a produção seja mais rápida e precisa.

Isso, porque o acoplamento de borracha é usado para corrigir qualquer espécie de desajuste que ocorra nas peças de uma máquina. Ele também é o elo que faz com que os mecanismos do equipamento funcionem de forma perfeita e o mais rápido possível.

 

Características principais do acoplamento de borracha

Além das funções básicas citadas acima, este tipo de acoplamento tem como característica gerar um aumento de flexibilidade nas peças, assim como dar mais força ao maquinário também. Com estes benefícios, se torna um item bastante útil e, em vários casos, indispensável para fabricações industriais.

O material que gera o acoplamento de borracha, geralmente, tem características flexíveis, já que esse é um ponto fundamental no funcionamento. Poliuretano ou outros elastômeros e plastômeros costumam ser os escolhidos como matéria-prima para construção do acoplamento.

 

Aplicações importantes do acoplamento de borracha

Entre as principais aplicações, está a utilização em equipamentos muito suscetíveis a choques, como motores elétricos, por exemplo. Isso, porque o acoplamento amortece e diminui a relevância dos impactos, minimizando os riscos de desgaste e, com o tempo, mal funcionamento da máquina. Isso aumenta também a elasticidade e permite a utilização de mais força nos processos, sem preocupação com quebras ou acidentes.

 

Aumento da resistência nas máquinas em que é utilizado

O acoplamento de borracha tem mais uma vantagem bastante clara e evidente, transformando seu uso em uma questão ainda mais fundamental: sua importância para aumentar a resistência do maquinário.

Além da diminuição dos problemas relacionados ao impacto já citados acima, o uso desta ferramenta faz com que o equipamento se torne mais protegido de outros fatores, como as mudanças de temperatura, a possível corrosão dos materiais que revestem a máquina, além de diversos riscos, como derramamento de líquidos como óleos, álcool, água ou qualquer outro.

 

Como utilizar o acoplamento de borracha

Uma pergunta importante a ser respondida é: em que máquinas são mais comuns os usos dos acoplamentos? Por todas as características citadas acima, os motores elétricos surgem como principal resposta e, de fato, são focos de utilização.

Porém, os benefícios são tantos, que a utilidade se espalha para diversos outros equipamentos. Por exemplo, em geradores, compressores, entre outros tipos que trabalhem fortemente com impactos e rotações. Nestes casos, o acoplamento de borracha ajudará muito no aumento da efetividade e da vida útil da máquina.

 

Principais vantagens do acoplamento de borracha

Por fim, o texto já explicou diversas vantagens e utilidades de se colocar os acoplamentos de borracha nos equipamentos industriais. Mas ainda existem outros benefícios, como a facilidade de colocação e a pequena necessidade de manutenção. Além de manter a máquina funcionando melhor por mais tempo, o acoplamento em si não costuma exigir tantos cuidados específicos.

Tipos de Acoplamentos