Pisos De Borracha

Se tratando de segurança, não há nada que proporcione tanta segurança às pessoas quanto um piso de borracha. A recomendação desse tipo de revestimento aumenta à medida que a área recebe um grande fluxo de pessoas. Mesmo em ambientes fechados e pouco movimentados, os pisos emborrachados tornam as caminhadas mais silenciosas e confortáveis.

Como é possível notar, a instalação de um piso de borracha é mais do que bem-vinda. Resta saber qual a melhor escolha de piso de borracha, já que existem diferentes tipos. A seguir, você conhecerá as principais características de um piso emborrachado e os modelos mais comuns disponíveis no mercado!

 

Composição de um piso emborrachado

Cada piso de borracha contém material sintético.O grande diferencial do produto consiste na capacidade de o fabricante conceder um aspecto natural a ele. Em essência, esses pisos também podem receber componentes oriundos de reciclagem, como os pneus.

Vale destacar, entretanto, que a produtora do produto deve se preocupar em desenvolver metodologias que preservem o meio ambiente. Conforme a variedade de matéria-prima utilizada, é possível trabalhar apenas com recursos naturais que sejam renováveis.

 

Vantagens dos pisos de borracha

Com a mistura de uma técnica de produção impecável e a melhor matéria-prima do mercado, o resultado é notavelmente surpreendente. Com medidas simples e efetivas, ganham o meio ambiente e os próprios clientes. Afinal, eles terão em mãos um piso emborrachado que proporciona muitas vantagens, como:

  • Confortável;
  • Atóxico;
  • Com propriedades antichamas.

 

Vale destacar que os primeiros pontos a serem prontamente observados são a beleza do produto e o conforto acústico. A primeira característica é um alívio para os olhos, pois torna o ambiente mais agradável. A segunda beneficia os ouvidos, principalmente em ambientes movimentados e com muitas pessoas de sapato.

Some-se a tudo isso a típica alta resistência de um bom piso de borracha. Na prática, isso significa que o produto não sofre grandes desgastes decorrentes de contatos que causem atrito.

 

Instalação do piso de borracha

Aqui, nós temos outro enorme benefício atrelado ao piso emborrachado: a facilidade e rapidez de instalação. Basicamente, o procedimento pode ser efetuado via utilização de:

  • Cola acrílica;
  • Cola poliuretânica - Trata-se de um conjunto de elementos com propriedades aderentes ou isolantes;
  • Cola Betuminosa - O nome deriva da concentração de uma substância denominada betume, constituída especialmente de hidrocarbonetos, além de outros compostos orgânicos;
  • Placas de argamassa.

 

O fato de a aplicação ser simples e rápida não significa que ela possa ser feita por qualquer indivíduo. O ideal é que você conte com o suporte de um profissional experiente, a fim de garantir a máxima eficácia. É importante que a superfície de aplicação esteja totalmente seca, livre de sujeira e de quaisquer detritos. Quanto aos revestimentos que podem receber um piso de borracha, há uma exceção: as superfícies de madeira.

 

Manutenção do piso emborrachado

Tomados todos os cuidados mencionados anteriormente, a instalação pode ser concluída nos mais diversos ambientes, incluindo aqueles de área externa. Nesse último caso, entretanto, a atenção relacionada à limpeza e manutenção deve ser redobrada. É interessante observar que, em áreas externas, os pisos de borracha ficam muito expostos ao acúmulo de sujeira.

Ainda com relação à manutenção, é necessário se a ter a aos procedimentos corretos de limpeza. Isso inclui, naturalmente, a utilização de produtos adequados. Certas resinas, a acetona e solventes ácidos não devem ser usados em hipótese alguma. Essas linhas de compostos tendem a deteriorar o material usado na confecção do produto.

Some-se a isso o risco de comprometimento da intensidade de adesão do piso à superfície. Pelo mesmo motivo, o uso de água em grande volume para limpar os pisos deve ser igualmente evitado. Afinal, doses exageradas de água também reduzem a intensidade do contato da borrada com a base inferior.

Na verdade, a manutenção de um piso de borracha é bem mais simples do que parece. Tudo o que você precisa para alongar ainda mais a vida útil do produto é:

  • Pano apenas úmido, ou seja, não encharcado;
  • Detergente neutro;
  • Cera acrílica.

 

Para promover uma limpeza eficiente, basta aplicar uma pequena quantidade do detergente neutro no pano úmido. Já a cera acrílica deve ser usada depois com o intuito de conferir brilho ao piso de borracha. Essa cera é indispensável, pois a textura que ela cria sobre a superfície do piso emborrachado facilita a limpeza regular. A poeira, que inevitavelmente se acumula sobre o produto, será, então, tranquilamente removida.

 

Tipos de pisos de borracha

Entre a ampla diversidade de pisos de borracha, alguns se destacam. Um deles é o chamado piso de borracha pastilhado, também conhecido por algumas pessoas como piso de borracha para academia. Trata-se daquele piso de borracha moeda

Na verdade, existe mais de um tipo de piso emborrachado que é recomendável para os ambientes de uma academia. Além disso, a versatilidade do piso pastilhado o torna uma excelente escolha para outros ambientes, como:

  • Salas e corredores de cinemas;
  • Aeroportos;
  • Escritórios
  • Banheiros.

 

Esses são apenas alguns exemplos de uso, pois a lista vai longe. Se você observar bem, verá que os pisos de borracha, de uma forma geral, estão presentes nos mais variados lugares. Boa parte da grande utilização se deve à preferência de decoradores e arquitetos.

Na hora de elaborar seus projetos, esses profissionais sabem perfeitamente os pontos que necessitam de um piso de borracha antiderrapante. Afinal, eles sabem que esses produtos mesclam beleza com segurança, itens fundamentais em qualquer ambiente.

Com o avanço tecnológico referente às técnicas de produção desses pisos, eles ficaram ainda mais sofisticados e seguros. Então, aquela sensação antiquada de que pisos emborrachados são grossos e feios ficou no passado. Atualmente, há pisos de borracha de máxima qualidade e primoroso bom gosto.

Prova disso é a disponibilidade de variadas margens de dimensões (largura e espessura). Se preferir, você também encontrará uma gama de cores à disposição. Tudo isso demonstra que o piso de borracha evoluiu com o tempo, sendo parte integrante do cotidiano de muita gente.

Tipos de Pisos De Borracha