Composto De Borracha

A borracha é um produto que tem muitas utilidades em diferentes tipos de indústria ou comércio. Derivada do látex produzido pelas árvores chamadas seringueiras, ela passa por vários processos até poder ser utilizada no dia a dia.

Os produtos feitos com borracha na verdade não são feitos apenas com este material. Na verdade, eles são um composto de borracha cujo processo de produção depende de que tipo de função terá.

 

O composto de borracha

Os compostos de borracha são fabricados através da mistura da borracha em si, com outros tipos de material, como os metais, têxteis e plásticos, por exemplo. Ele passa por uma ou várias operações de transformação. São elas a indução, a calandragem, a confecção, a extrusão e a pré-formação. Depois disso, o material passa pela vulcanização para que se possa criar os produtos finais.

A borracha como conhecemos pode ser produzida por meio da união de seu polímero com outros ingredientes, como plastificantes, cargas, antioxidantes, antiozonantes, ceras de proteção, ácidos gordos, óxidos metálicos, diversos aditivos e pigmentos etc.

A vulcanização é um procedimento químico que aumenta a resistência da borracha. Ele também concede grande rigidez mesmo nas mais altas variações de temperatura. Desta forma, depois de passar pela vulcanização, o composto de borracha pode ser utilizado em diferentes setores industriais.

 

Funções do composto de borracha

O composto de borracha está presente em diversos materiais do nosso dia a dia, como os pneus e câmaras de ar, nos calçados ou em uma simples borracha de apagar. É muito importante na indústria têxtil, automotiva, calçadista, na produção de asfalto entre outros.

O composto de borracha oferece ao mesmo tempo rigidez e maleabilidade suficientes para que o produto que o tenha em sua composição consiga executar muito bem a sua função.

Desta forma, é muito importante que se conheça muito bem as qualidades técnicas dos compostos de borracha antes de comprá-los. É preciso verificar as características físicas para que o produto final fique perfeito para o uso do consumidor.

 

Tipos de composto de borracha

Existem diferentes tipos de composto de borracha. São eles:

  • Base de borracha natural - Possui boa resistência a variações de temperatura, entre 90 graus e -50 graus centígrados, resistência a tração e elasticidade;
  • Base de borracha Epdm - Usado para a produção de mangueiras para radiadores, vedação de vidros e portas, tubos emborrachados etc.;
  • Base de borracha Neoprene - Usado na fabricação de batentes de borracha com parafuso, pois resiste bem a impactos, por exemplo;
  • Base de borracha Nitrílica - Fabricação de condutores de energia elétrica;
  • Base de borracha Viton - Usado em vedantes que entram em contato com altas temperaturas; e
  • Base de borracha de Silicone - Usado nas indústrias farmacêuticas, automobilísticas, aeronáutica e naval.

Tipos de Composto De Borracha