Roletes De Borracha

Os roletes de borracha são materiais muito úteis para os mais variados segmentos industriais, principalmente no que se refere a transportadores, devido às suas funcionalidades e aplicações. Neste artigo, acompanhe suas aplicabilidades e funcionalidades para os diferentes tipos de correias transportadoras.

 

Aplicabilidade dos roletes de borracha

Muito utilizado nos setores industriais, os roletes de borracha têm sua aplicação em maquinários para a movimentação de correias e para auxiliar no transporte de cargas e mercadorias.

Além dessas aplicações, podemos encontrar os roletes de borracha em esteiras, com as mais variadas funcionalidades, como por exemplo, as utilizadas em aeroportos ou em equipamentos industriais de setores de produção.

A produção de um rolete de borracha acontece de acordo com sua finalidade, pois os tipos de borracha utilizados são distintos e devem ser correspondentes com as especificações técnicas dos equipamentos ou locais onde será aplicada.

 

Tipo de borracha para a produção de roletes

Conforme a necessidade da aplicação do rolete de borracha, sua composição deve ser preparada de forma a oferecer maior resistência e durabilidade no material. Para isso, diferentes tipos de borracha são utilizados para a produção de um material eficaz e de qualidade garantida.

Rolete de Borracha Natural: É resistente à abrasão e apresenta maior dificuldade a rasgos ou deformidades. Esse material permite uma grande capacidade para suportar condições de alongamento e variações extremas de temperaturas, sejam elas altas ou baixas demais.

Rolete de Borracha Estireno Butadieno: Embora suas especificações sejam semelhantes às do Rolete de borracha Natural, o material Estireno Butadieno possui menor faixa de dureza e é muito utilizado pela indústria em rodas, roletes de transporte e em rolos com tração.

Rolete com Borracha Nitrílica: Esse tipo de material, além de resistir a agressões como rasgos ou alongamento intensos, ainda é resistente quando em contato com substâncias químicas, óleos e temperaturas extremas.

Para que sua aplicabilidade seja eficiente, é necessário que os roletes de borracha sejam adequados a cada tipo distinto de correias para os meios variados de transporte.

 

Variedade de roletes de borracha

Os roletes são utilizados em correias transportadoras nos mais variados setores industriais e são necessários para os processos de produção e transporte de produtos e mercadorias. Para definir suas aplicações, determinamos 8 tipos de roletes distintos, conforme segue:

  • Roletes de carga;
  • Roletes de retorno;
  • Roletes de impacto;
  • Roletes auto alinhadores;
  • Roletes de anéis;
  • Roletes de transição;
  • Rolete espiral;
  • Rolete em catenária;

 

Conforme as suas utilidades, é necessário que suas manutenções sejam feitas de acordo com as aplicações dos materiais respeitando as suas especificações técnicas. Somente assim, o produto terá sua eficácia e qualidade preservada, com suas funções de maior tempo de vida útil.

Sua manutenção é essencial para a preservação do material, uma vez que deve estar sempre limpo e sem a incidência de poeira ou resíduos capazes de comprometer os equipamentos. Suas trocas devem ser realizadas sempre que identificado alguma anomalia nos auto alinhadores e rolos.

Tipos de Roletes De Borracha