Gaxetas De Borracha

Com o avanço das tecnologias, novas ferramentas e peças surgem constantemente para facilitar cada vez mais as nossas vidas. Neste texto, vamos falar sobre as gaxetas de borracha, peças fundamentais em sistemas de vedação.

 

O que é uma gaxeta de borracha?

A gaxeta de borracha é uma peça elástica que tem uma forma cilíndrica parecida com um anel, que tem um ou mais lábios flexíveis responsáveis por realizar a vedação e fixação entre duas peças, mais comumente utilizado em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

 

Utilização de uma gaxeta de borracha

A sua utilização é fundamental nesse tipo de sistema, pois consegue vedar totalmente a superfície para que não haja vazamentos de fluidos ou gases. Essas gaxetas de borracha são fabricadas com uma grande capacidade de suportar forças de atuação mecânica, como as de atrito geradas nas partes internas de grandes maquinários industriais pesados.

As gaxetas garantem a segurança do trabalho e aumenta a eficiência de todo o processo, além de aumentar a vida útil dos componentes internos desses tipos de máquina, diminuindo a necessidade de realizar manutenções.

 

Variações de gaxeta de borracha

Existem diversos tipos de gaxeta disponíveis no mercado, cada um indicado para um tipo de serviço, por isso é muito importante saber qual comprar.

Para começar, temos a gaxeta de borracha de silicone, projetadas para não cederem sob o calor do sol, do gás ozônio, ar quente e demais temperaturas intempéries.

Outra opção é a gaxeta de borracha sintética ou natural. Esse tipo possui uma elasticidade estática grande, mas quando colocadas à prova contra produtos químicos fortes e temperaturas extremas, se mostram pouco resistentes.

Outro modelo utilizado é a gaxeta de Neoprene. Esse modelo possui uma resistência alta a produtos petroquímicos e ozônio, com a qualidade de não perder sua estrutura física elástica.

Já as gaxetas de borracha nitrílica são mais resistentes e não sofrem desgastes e rupturas mesmo em contato com hidrocarbonetos alifáticos, aromáticos e solventes clorados.

 

Ajustando a gaxeta de borracha

Na hora de realizar ajustes na sua gaxeta, é importante ter uma atenção redobrada em relação à montagem. É importante verificar e garantir que toda a extensão entre a aresta de vedação e as regiões de contato estejam devidamente vedadas, para que assim ela possa trabalhar perfeitamente sem apresentar nenhum tipo de falha. Tendo isso em mente, as gaxetas não exigem tantos cuidados para ajuste.

Tipos de Gaxetas De Borracha