Borracha Polibutadieno

borracha de polibutadieno também chamada simplesmente de borracha de butadieno, é predominantemente baseada no cis-1,4 polibutadieno. a estrutura do polibutadieno [-ch2-ch=ch-ch2-]n obtido a partir do 1,3 butadieno (ch2=ch-ch=ch2) indica que, preferencialmente, se dá a adição-1,4 sendo de realçar que a cadeia carbonada possui, ainda, uma ligação dupla.

o polibutadieno é um homopolímero de butadieno, c4h6, e é obtido por polimerização por solução, a mais vulgar. pode também ser polimerizado por emulsão. o polibutadieno polimeriza por adição, quer a forma vinilo 1,2 quer a forma trans-1,4 ou cis-1,4. a fig.1 mostra as cinco formas segundo as quais a unidade de butadieno se pode juntar à cadeia do polímero.

borracha de polibutadieno possui uma boa resistência ao envelhecimento e à reversão. possui também uma excelente resistência à abrasão e uma elevada resiliência. apresenta uma excelente flexibilidade a baixas temperaturas. a sua resistência à fadiga por acções dinâmicas é baixa. apresenta uma moderada resistência química a ácidos orgânicos, álcoois, cetonas e aldeídos. não é recomendada para ácidos fortes e concentrados, hidrocarbonetos e substâncias gordas.