Borracha Nitrílica NBR

desde a realização de sua descoberta, há muitos séculos atrás, a borracha se tornou um material indispensável e que está presente em diversas atividades da sociedade. atualmente, podemos contar tanto com a borracha natural - um produto primário da coagulação do látex da seringueira – como também com as sintéticas que podem ser produzidas a partir de outros derivados.

assim, como as civilizações, as borrachas, seus processos de fabricação e compostos também se inovaram e deram lugar a ainda mais variedades de materiais, um desses caso foi o desenvolvimento da borracha nitrilica nbr.

 

o surgimento da borracha nitrilica nbr

os primeiros registros de informações sobre as borrachas nitrílicas nbr foram encontrados na frança e datam sua patende em nada mais, nada menos que no ano de 1931. já quando o assunto são os primeiros grandes fabricantes desse tipo de borracha para fins comerciais, os documentos datam o ano de 1935 como inicio de atividade.

esta primeira produção de borracha nitrilica nbr foi feita por i. g. farbenindustrie, uma empresa de origem alemã e denominada comercialmente como perbunan. posteriormente, no ano 1939, era a vez dos estados unidos iniciarem o desenvolvimento do produto e a empresa pioneiro foi a b. f. goodrich. nos anos seguintes, empresas mundialmente conhecidas até os dias de hoje também se dedicavam a produção dessa borracha, são elas a goodyear tire rubber, standard oil company e firestone tire and rubber company.

dessa maneira, até mesmo a produção da borracha nitrilica foi ganhando modificações, podendo oferecer alguns tipos de variações quanto a viscosidade e monôneros. não é atoa que hoje as empresas, indústrias e outros segmentos podem contar com uma grande diversidade de fabricantes em todo o mundo e tipos de borracha nitrilica, como por exemplo a borracha nitrilica com superior propriedades mecânicas, borracha nitrilica com superior resistência ao calor e a borracha nitrilica aditivada com pvc.

 

composição e detalhes do produto

a borracha nitrilica possui como base a acrilonitrila (butadieno copolimerizadosuma) e uma estrutura polimérica insaturada. dessa forma, ela pode ser vulcanizada a partir de peróxidos orgânicos ou até mesmo enxofre.

por passar por este tipo de processo de vulcanização, os artefatos desenvolvidos em borracha nitrilica possuem uma larga escala de resistência a diversas substâncias, situações e exposições.

quando o assunto, por exemplo, são os pontencias relacionados ao contato com diversos tipos de gases e fluidos, a borracha apresenta resultados muito favoráveis.  sendo assim, óleo vegetal, óleo animal, incluindo os hidrocarbonetos derivados de petróleo e água, são compostos que não apresentam riscos e danos para a esse tipo de produto.

assim como a grande maioria de outros tipos de materiais que passam pela vulcanização de nbr – dependendo dos teores de acn contidos e do modelo usado na formulação ou quantidade de plastificante -, essa borracha possui como grande característica a resistência a fluidos apolares, como óleos derivados e substâncias aquosas em geral. isso significa, que além de não ser danificado, o produto produz um menor aumento de volume ou inchamento quando emergido nos materiais referidos.

 

aplicações e usos da borracha nitrilica

a borracha nitrilica em nbr substitui diversos tipos de outras borrachas que eram utilizadas antigamente para as mais variadas aplicações. isso se deve as maiores vantagens e potenciais que esse material foi ganhando com o tempo, o que fez com que ele deixasse de se tornar uma opção, para virar uma prioridade.

dessa maneira, o produto ganhou muitas funções novas, o que demonstra ainda mais sua qualidade e versátilidade. usado em diversos tipos de indústrias, estabelecimentos e até mesmo para fins residênciais, esse as mantas de borracla nitrilica são designadas a ter destaque em aplicações como, por exemplo, na indústria alimentar, automotiva e especialmente em setores que tratam de óleos minerais.

esse tipo de borracha também se faz protagonista em alguns produtos nos quais é tipicamente usada, são eles: membranas, foles, tubos, mangueiras que necessitam tanto da aplicações de caráter hidráulico ou pneumático e “o-rings” estáticos.

o o-ring é um tipo de vedador simples e versátil, que pode ser moldado em diversos tipos de borracha, mas quando desenvolvido em qualidade nitrilica possui um maior poder de vedagem com relação aos óleos e também é facilmente encontrado.

além disso, a solução também abrange atividades que requerem  o transporte de hidrocarbonetos alifáticos (sejam propano ou butano), materiais de fricção e correias transportadoras. além de poderem ser utilizadas para a realização de coberturas de rolos de diversas finalidades, mas principalemnte para os que integram as áreas da indústria de pintura, têxtil e que fabricam as solas para calçado de segurança.

 

mais vantagens do produto

com um preço favorável e que gera diversos lados positivos se tratando de custo-benefício, a borracha nitrilica faz parte da composição de diversos produtos como mantas e placas, mangueiras, tubos, tarugos, perfis e em muitos tipos de peças.

uma observação que sempre chama atenção quando se trata dessa qualidade de borracha, é sua disposição para ser integrada em máquinas ou automóveis por conta de sua ótima performance de exposição. ao pensar em temperatura, por exemplo, sua faixa de potencial alcança desde - 40 a + 135ºc.

outras das principais vantagens deste produto está na sua propriedade mecânica, pois esta garante altos padrões de resistência as fadigas dinâmincas, abrasão, rasgos, furos e outros tipos de impactos ao qual está sujeito no cotidiano.

dessa forma, os produtos que resultam desse material podem ter o nível de durabilidade apliado, o que consequentemente resulta no seu maior aproveitamento e aumento da vida útil. tudo isso contribui para a geração de benefícios posteriores e muito significativos.

um desses aspectos pode ser identificados especialmente quando se tratada de economias e lucros. quando se investe em borracha nitrilica nbr,  os gastos de manutenção, verificação profissional, reparos e substituições prematuras dos produtos diminuem significantemente.

por isso, as borrachas ou elastômeros do grupo nitrilico nbr, possuem características típicas que os qualificam como um material de alta performance e potencial. é dessa forma, que elas alcançam de maneira efetiva os melhores resultados indicados para sua aplicação e atingem um grau que supera muitas borrachas consideradas convencionais.