Lbor Borrachas | Poliuretano | Silicone
Lbor Borrachas | Poliuretano | Silicone

Borracha Natural NR

A cada dia que passa novos modelos de borracha e produtos derivados desse manterial  começam a ser desenvolvidos e utilizados em diversos segmentos da nossa sociedade. Contudo, antes de existir todas essas variedades e a Borracha Natural NR já era e ainda é um das grandes protagonistas desse segmento.

Quando falamos em borracha natural, nos referimos a aquela que é desenvolvida a partir da coagulação do látex. Quando a coagulação é obetida através da acidificação – por  meio de condições de fabricação controladas cuidadosamente – os graus de qualidade da borracha natural podem se elevar significativamente.

 

Como surgiu a Borracha Natural NR e seus processos de fabricação

Quando falamos em borracha, é preciso lembrarmos que este material há tempos já é utilizado em atividades cotidianas do homem. Os primeiros relatos da borracha são dos tempos em que ela ainda era chamada de “caoutchouc”, nome que deriva da palavra índigena “caa-o-chu”.

A primeira borracha a ser utilizada era a própria natural NR, produzida a partir do poliisopreno extraído da seiva da árvore Hevea Brasiliensis, o famoso látex. Esse tipo de borracha tem suas reações promovidas a partir da exposição ao enxofre em temperaturas elevadas, o que desenvolve o processo de formação de retículas. Dessa maneira, acontece a transformação do estado fundamentalmente plástico e mais pegajoso, para outro estágio com características elásticas.

Até o ano de 1927 o único tipo de borracha desenvolvido e, especialmente, aplicado como uma solução efetiva para as mais variadas atividades era a Borracha Natural NR. Contudo, mesmo após o desenvolvimento de borrachas sintéticas, ela continua sendo muito solicitada e importante para o mercado, tanto por conta do seu histórico, como também devido ao potencial técnico que possui.

Ao pensarmos nesses potenciais muitos aspectos positivos podem ser destacados, como por exemplo sua composição constituída de antioxidantes naturais e ativos de vulcanização que são representados por ácidos graxos e proteínas.

Com a evolução da indústria da borracha, muitos avanços também começaram a integrar os processos de fabricação. Em 1843 e 1844, por exemplo, T. Hancock e Charles Goodyear começaram a obter as primeiras placas de Borracha Natural e desde então as inovações só foram crescendo e sendo incrementadas das mais diversas formas.

O surgimento das placas de borracha representam um grande ponto inicial e crucial na fabricação de artigos desse material, no impulsionamento de pesquisas quanto ao assunto e na formução dos compostos.

Quando se aponta os compostos, eles podem ser tanto baseados na borracha natural ou nos modelos de borracha sintética. Outro aspectos é que ambos, em geral são vulcanizados com óxidos metálicos, enxofre, peróxidos e até mesmo algumas fórmulas que combinam ambas as substâncias.

Além das soluções citadas anteriormente,  muitos outros tipos de produtos químicos podem integrar também os processos dessas qualidades de borracha. Isso ocorre quando o produtor visa obter e melhorar propriedades específicas de caráter físico, químico ou térmico.

 

Propriedades e aplicações da Borracha Natural

Ao tratar os vulcanizados desse tipo de borracha, as propriedades e vantagens são muitos atrativas, seja do ponto de vista mercadológico, como também tecnológico. Seus grandes potenciais de flexibilidade e resistência a tração, impactos e abrasões faz desse material uma solução representada por alta durabilidade, evitando desgastes prematuros e economizando os gastos com manutenções frequentes.

Tudo isso coopera para se garantir um grande aproveitamento do produto, o que resulta em um maior custo-benefício. Quando isso se torna uma realidade, é comum que aqueles que optaram pela Borracha Natural percebam tanto a otimização dos processos no setor em que o material é designado, como também um aumento de lucro a longo prazo.

Em questões de exposição a temperaturas, a Borracha Natural também apresenta resultados positivos principalmente para atividades industriais, já que suporta tanto o calor de 80 a 90 °C, como também as temperaturas mais baixas que podem alcançar os -55 °C.

Entre os outros pontos que tornam esse produto muito especial para diversos, estão os excelentes desempenhos que evitam a propagação de fendas, elevada resiliência, a reduzida histerese e uma eficaz aderência ao diversos tipos de metais.

Além dessas propriedades, o produto ganha grande notoriedade por possuir uma alta permeabilidade a gases como o ozono e um desempenho que suporta bem o envelhecimento ocasionado pelos fatores externos, isso garante com que esse produto ainda atenda as necessidades de cerca de um terço do mundo quando o assunto são os derivados de borracha, como por exemplo na fabricação de pneus. 

Presente tanto nas aplicações mais comuns como em artigos residências, até nos ramos comerciais e de caráter mais complexos como por exemplo em atividades industriais, a Borracha Natural NR pode ser utilizada em diversas espessuras, dimensões e cores. Por conta disso, este produto pode ser apresentado no mercado como uma solução versátil.

Sendo assim, esse tipo de material passou a ser indispensável para cumprir diversas funções, pois ele atende necessidades de maneira personalizada devido as suas características técnicas superiores e a garantia de qualidade, confiabilidade e segurança.

Dessa forma, esse material tem uma grande importância para a fabricação de laminas, lençóis e mantas de borracha pois garante a efetividade em suas aplicações. Por isso, comumente podemos encontrar diversos tipos de vedações como juntas, pisos e calços, forros, apara-barro, tapetes de diversos tamanhos, cortinas industriais e revestimentos de bancada.

 

Mais detalhes sobre a Borracha Natural

Na sua composição química, esse modelo de borracha natural possui poliisopreno que apresenta uma longa cadeia polimérica linear que é integrada por  unidades isoprenicas (C5 H8), as quais se repetem e contam com uma densidade de aproxidamente 0,93 a 20 °C.

É dessa maneira que a Borracha Natural NPR pode ser classificada em três importantes grupos: As borrachas de graus convencionais, aquelas que são tecnicamente especificadas (TSR) e as borrachas que podem ser tecnicamente classificadas (TCR).

Podendo também ser chamada de elastômetro, as borrachas naturais NR conquistaram seu espaço no mercado e continuam permanecendo de uma boa forma nele pois contam com uma qualificação de alta performance e potencial em todas as aplicações que são destinadas. Por essas e outras, os produtos esse tipo de borracha pioneira em fabricação, passou de ser a única opção no mercado, para uma escolha inteligente. 

Solicite um Orçamento