Lbor Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Lbor Borrachas | Plásticos | Poliuretano

BORRACHA HYPALON

O início do uso da borracha na fabricação de artigos e realização de atividades na sociedade não pode ser determinado ao certo, o que se sabe é que desde a colonização da América existem relatos de povos que já aproveitavam esse material retirado das seringueiras.

Com o tempo o uso das borrachas só cresceu, atingindo desde as atividades mais comuns residenciais, como também nos mais complexos e variados setores industriais. Sendo assil, diversas inovações foram desenvolvidas para ampliar ainda mais sua usabilidade e trazer facilidades ao mundo moderno. O desenvolvimento da Borracha Hypalon também é um processo que faz parte desse fenômeno.

 

O grande surgimento da Borracha Hypalon

O nascimento da Borracha de Hypalon data de alguns anos atrás,  em 1952. Foi nesse tempo em que a empresa E. I. Du Pont começou a  desenvolver e oferecer para todo o resto do mundo este produto.

A empresa química americana é considerada uma das maiores e mais influentes do mundo, pois além de tradição ela gera um grande volume de capital. Fundada pelo francês Eleuthère Irénée du Pont, ela se fez reconhecida pela variedade de produtos e investimento nos ramos de ciência e tecnologia.

Atualmente muitas empresas, nas mais diversas localidades, vendem e produzem as borrachas hypalon. Contudo, o fornecimento desse tipo de borracha não para por aí, pois inúmeros são os artigos, objetos e máquinas que aproveitam essa borracha como matéria prima para sua produção, fazendo parte também do círculo de comercialização e uso do produto.

Ao pensarmos nessas empresas é sempre positivo levar em conta informações, referências, indicações e sua posição no mercado. Os processos de desenvolvimento e manipulação da Borracha Hypalon devem ser feitos por equipes qualificadas e certificadas, pois desta forma nenhuma propriedade do produto é perdida, causando efeitos não esperados e que podem prejudicar o consumidor final.

 

Composição e detalhes do produto

As borrachas hypalon são compostas por polietileno cloro sulfonado e possuem um fator característico muito reconhecido: sua expessura fina. Contudo, isso não é sinônimo de menor poder de resistência ou duração.

A borracha de hypalon podem possuir teores de cloros variantes, se apresentando entre 23% e 43%. O material também pode ser curado das mais variadas maneiras, seja por meio de aceleradores, Litargírio, ou até mesmo Magné- sio, Pentaeritritol.

Além de propiedades mecânicas, outros grandes potenciais desse material estão ligados a resistência ao ozônio, oxigênio e raios UV. Sua impermeabilidade também atinge níveis importantes de resistência a gases.

Quando exposto a intemperismos, esse produto não assume uma cor amarelada como outros tipos de borracha. Isso aconte devido aos grupos sulfônicos e os cloros da cadeia polimérica, que são menos lábeis do que os de outros modelos de polímeros considerados halogenados.

Acidos oxigenados (HNO3), a hidrocarbonetos aromáticos (BTX) e alcoóis, não são problemas para a borracha hypalon. Além de possuir uma qualidade resistente a essas substâncias, o produto também permanece bastante intacto quando sujeito a óleos plastificantes aromáticos – mesmos que estes estejam aquecidos aos 100°C.

Devido a essas características, é comum que esse modelode borracha também esteja envolvida na produção de adesivos, afinal, nem mesmo a exposição ao intemperismo altera sua cor. Contudo, nesse tipo de processo é necessário estabilizar e proteger o material contra a absorção de água.

 

A versatilidade e as diversas aplicações da Borracha Hypalon

Quando estão em formatos de mantas, lençóis e laminas, os tamanhos, dimensões e processos que envolvem esta borracha podem variar de acordo com o destino para qual o produto será encaminhado. Além desse tipo de personalizações, o mesmo tipo de borracha pode integrar dois grupos: o de perfil de borracha maciço e perfil de borracha esponjoso.

São esses tipos de especifidades que designam a esse material a fama de versatilidade que abrange  uma gama de possíveis aplicações e uma vasta opção de  funções.

As atividades das quais fazem parte podem variar entre os setores industriais, comerciais e até mesmo residênciais. Dessa maneira, é possível encontrar este material integrando bancadas, isolamentos acústicos, isolamentos elétricos, isolamentos de impactos, cantoneiras, containers, portas e janelas de ônibus, esquadrias, peças de rodos, capotas, furgões, quadros de comando e mais comumente modelos de juntas de vedação.

 

Mais detalhes e vantagens do produto

Quando resolvemos focar em resistência, diversos produtos que são produzidos em Borracha Hypalon costumam se destacar e principalmente ocupar um espaço de protagonismo no mercado, sejam eles placas, mantas, lençóis ou chapas. Tudo isso se dá por meio dos grandes potenciais contra os mais diversos tipos de desgastes cotidianos que esses produtos podem ser expostos.

No desenvolvimentos de artigos constituidos de borracha hypalon, são priorizados aspectos especiais de resistência. Dessa maneira, o material oferece maiores propriedades mecânicas, que contribuem para a garantia de alncaçe dos mais altos padrões para resistir a fadigas dinâmincas, furos, abrasão, rasgos e outros tipos de impactos que podem ocorrer de maneiras seguidas ou isoladas no cotidiano industrial.

Em termos de temperatura, a borracha hypalon também demonstra uma resistência positiva. É dessa forma que a durabilidade do produto começa a alcançar níveis significativos e bem ampliados. Quando esse aspecto se eleva positivamente, uma série de vantagens são desencadeadas, por isso, os resultados do uso das borrachas hypalon podem ir além do óbvio, garantindo lucros e economias.

Ao serem identificados um maior tempo de vida útil e um custo-benefício muito mais aproveitado, o produto passa a integrar vantagens mais complexas do que a sua usabilidade. Isso pode ser percebido, quando a diminuição de gastos com reparos, concertos, substituições por peças novas e principalmente o tempo perdido em processos frequentes de manutenção, ajudam a influenciar em números, gerando lucros a longo prazo.

Foi assim que as borrachas ou elastômeros compostar por hypalon, possuem características específicas que contribuem para sua qualificação como um produtos que atingem um alto potencial e performance nas mais diversas aplicações, superando outros modelos existentes.

Por essas e muitas outras qualidades citadas, os produtos desenvolvidos em borrachas hypalon ocupam um local notório e importante para diversos setores do mercado e da indústria, fazendo com que sua escolha seja feita por necessidade, efetividade, prioridade e também reconhecimento. 

Solicite um Orçamento