Lbor Borrachas | Poliuretano | Silicone
Lbor Borrachas | Poliuretano | Silicone

Borracha alta abrasão

A borracha alta abrasão é uma matéria-prima que possui ampla gama de aplicações, e é utilizada em diversos setores, sobretudo, naqueles que requerem material com alta resistência ao desgaste, por razões específicas; entre elas, a passagem de produtos, alto impacto e ruídos.

Devido à sua composição por materiais de altíssima resistência, as borrachas de alta abrasão são conhecidas como: borracha natural, borracha de estireno e borracha de uretano. Além dessas, há outros tipos de borracha, também consideravelmente resistentes e específicas para cada aplicação, situações de trabalho extremo, altas ou baixas temperaturas, produtos químicos, derivados do petróleo, ao envelhecimento e com muitas outras vantagens.

ALGUNS TIPOS DE BORRACHAS DE ALTA ABRASÃO

- Borracha Natural (NR): composta de poliisoprene, esse tipo de borracha é muito resistente à abrasão, desgastes e cortes, apresentando também ótimo comportamento quanto à resistência à água marinha, ácidos em geral, e até mesmo, álcali, com nível médio de concentração. Ainda, apresenta-se como um produto com alta capacidade elástica, mas não é recomendada para operações sujeitas ao ozônio, hidrocarbonetos, óleo e principais ácidos fortes, assim como ao calor extremo;

 - Borracha de Estireno (SBR): também com boa resistência à abrasão, suas vantagens se devem à presença de butadieno-estireno, que lhe confere certa resistência ao ozônio, alta resistência à temperatura, água marinha, ácidos e álcali (a uma concentração média). Basicamente, tem as mesmas recomendações que a borracha natural;

 - Borracha de Uretano (PU): basicamente composta de poliuretano, apresenta-se como uma matéria-prima muito resistente à abrasão e também, às situações que requerem tração e flexão. O componente à base de uretano adequa-se perfeitamente quando exposto a produtos petrolíferos, qualificando-se como altamente resistentes;

 - Hypalon: é um material indicado para processos que necessitem de alta resistência à presença de ozônio e oxidação. Em comparação às outras variedades de borracha, essa é apropriada para aplicações levemente abrasivas, como por exemplo, trabalho de plastificação, operando com temperatura máxima de 140ºC;

- Borracha Viton (FKM): produzida a partir de hexafluoropropileno, é uma borracha resistente, além da abrasão, à luz solar, altas temperaturas, hidrocarbonetos, produtos solventes à base de cloro, ácidos nitrílicos concentrados, sulfúricos, óleo, graxa e químicos mais agressivos.

Esse tipo de matéria-prima é muito utilizado na composição de revestimento de cilindros, no setor industrial petroquímico e aplicações com temperaturas de trabalho superiores a 220ºC.

Entre as aplicações nas quais a borracha alta abrasão é utilizada, está a fabricação de materiais que visam proteger equipamentos e superfícies, de modo a prolongar sua vida útil. Alguns dos produtos que contém borracha alta abrasão como matéria-prima são os lençóis de borracha, as mantas de borracha alta abrasão, tiras de borracha, tampão, juntas de vedação, acoplamento e placas.

INFORMAÇÕES SOBRE O LENÇOL FABRICADO COM BORRACHA ALTA ABRASÃO

Os lençóis de borracha de alta abrasão, também conhecidos como mantas, são laminados resistentes a rasgos, temperaturas entre -30ºC e 70ºC e indicados para revestimento de superfícies em geral, que apresentam alta probabilidade de desgaste, como calhas, correias, jato de areia, raspadores, tambores, silos e cabines de jateamento, por exemplo.

Geralmente fabricados com borracha natural (NR), são muito resistentes à abração e situações que acarretam o desgaste precoce da superfície. A partir das dimensões e espessura, define-se sua capacidade de resistir a níveis de baixa, média e alta abrasão, sendo que os lençóis recomendados para condições de alta abrasão também apresentam dureza elevada.

Para ambientes de alto tráfego e trânsito ou acomodação de cargas pesadas, os lençóis de borracha são especificamente fabricados com pastilhas de alumínio, para resistir ao estiramento e atuar contra possível patinamento. Já para os locais com presença de líquidos e umidade, é recomendado o lençol diamantado.

Outros tipos disponíveis no mercado são com ranhuras do tipo espinha de peixe e em formato “V”, cada um voltado para ambientes com condições extremas e específicas.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PLACAS DE BORRACHA DE ALTA ABRASÃO

As placas produzidas com borracha apresentam especificações técnicas bem particulares às aplicações nas quais são utilizadas, para atender a todas as necessidades do setor industrial. São desenvolvidas para aplicações específicas do segmento de mineração, com padrão antichamas, com borracha atóxica, butílica, hypalon CSM, do tipo diagragma, para absorção de impacto, em EPDM, entre outras variações.

Os elastômeros produzidos com EPDM (etileno e propileno) pertencem ao grupo dos etileno-propilenos, que compreendem dois tipos de borracha: os copolímeros e os terpolímeros. Os primeiros são denominados EPM, que são amorfos e vulcanizáveis resultado da copolimerização de etileno com o propileno.

As propriedades dessa borracha dependem diretamente do tipo de EPDM (saturado ou insaturado) e do padrão de vulcanização que foi realizado, que pode ocorrer à base de enxofre ou de peróxido. Isso é o que garante sua resistência às mais diversas intempéries. Sua aplicação é direcionada à indústria automobilística, em tubos, cablagens, perfis de vedação para vidros e portas, composição de pneus; em membranas pra telhados, sistemas de distribuição de água, entre outros usos.

Com a possibilidade de serem fabricadas conforme as recomendações do cliente, as placas de borracha têm cores, densidades e durezas variáveis, levando em consideração o elastômero.

De acordo com algumas fontes de pesquisa, o primeiro material a ser reconhecido e definido por especialistas como borracha foi o poli-isopreno, uma substância obtida a partir da seiva da Havea brasiliensis, ou seja, o conhecido látex, também denominado Borracha Natural (NR), pela indústria.

Esse tipo de material é amplamente utilizado em condições extremas de trabalho, como abrasão, altas temperaturas e presença de reagentes químicos, por exemplo, devido ao seu alto potencial elastômero, que consiste em transformar, quando em contato com essas situações extremas, sua condição, de pegajosa, a elástica.

Obtida na coagulação do látex, a Borracha Natural (NR) é aprimorada para aplicações industriais, por meio de rigorosos processos. Como vantagens, a borracha de alta abrasão é resistente à fadiga, propagação de fendas, aderência aos metais e histerese reduzida.

Para determinar qual o tipo de borracha a ser utilizada em cada processo, deve-se considerar a dureza, a pressão e condições do ambiente. Além disso, as especificações relevantes para o processo de fabricação da borracha.

Com a constante inovação tecnológica, tem sido possível obter bons resultados a partir de combinações de borracha natural e material sintético. 

Solicite um Orçamento